5 DICAS PODEROSAS DE EMPREENDEDORISMO

Seis em cada dez empresas fecham as portas antes de cinco anos de suas histórias, muitas correm grandes riscos de fechar antes disso,

Agora você tem vontade de abrir o seu próprio negócio, você tem uma ideia na cabeça, mas, tem medo de colocar em ação, e porque se tem medo?

Porque as pessoas tem medo do desconhecido, uma criança por exemplo:

As crianças têm medo do escuro porque não sabem o que tem no escuro, muitos  adultos têm medo do escuro também,  acontece que você cresceu, o medo do escuro só mudou de cara,  antes era um tipo de escuro, hoje é o escuro da incerteza, e quando isso acontece você fica naquela zona de conforto, assim como:

“tá ruim, mas tá bom”,

“ruim com ele(a), pior sem ele(a)”.

Mas vamos as dicas:

1 – Coloque no papel sem medo,  o papel não te julga,  o papel não vai te falar que aquilo vai dar errado,  o papel aceita tudo, lembre-se, tudo na vida tem um lado positivo e um lado negativo, se você tem uma ideia na cabeça coloca essa ideia no papel agora.

2 – Mas, não basta só colocar no papel, é preciso seguir uma linha de raciocínio, e se pergunte:

“Como eu sem saber nada de empreendedorismo, sem nunca ter empreendido, como vou conseguir fazer um negócio dar certo?”

Sugiro que faça algumas perguntas básicas que precisam estar respondidas logo nas primeiras linhas do texto que são:

– O quê?

O que você vai fazer?

– Quem?

Para quem vai fazer?

– Quando?

Quando aconteceu ou quando vai acontecer?

Quando você responder a essas perguntas em relação ao negócio que você sonha abrir, seja muito específico sobre cada uma dessas respostas.

Quem não é só quem está fazendo, mas para quem você vai fazer.

O quê exatamente você pretende fazer?

3 – Defina uma lista de pessoas que possam te ajudar, seja com dicas ou até investindo, chegar onde você quer chegar, talvez pessoas que façam ou que  trabalhem com os produtos e ou serviços que você deseja trabalhar, vender, enfim, pessoas que já tenham experiência no negócio que você deseja.

Procure essas pessoas, pergunte para elas, quais os desafios do produto e ou serviço, quais os perigos, e procure manter contato com elas, algo muito importante numa carreira empreendedora é você manter contato com as pessoas.

É importante saber entender a outra pessoa, de que forma você pode ser interessante para aquela pessoa que vai te ajudar, não adianta você bater na porta dela falar, você pode me ajudar por favor?

Muitas vezes a pessoa que você pensa procurar pode ser muito ocupada, seja diferente com o aborde o assunto de forma diferente encontre uma forma de chamar a atenção.

4 – O próximo passo fazer uma lista das pessoas que podem te atrapalhar, essa lista de pessoas que podem atrapalhar, não é necessariamente a pessoa que vai puxar o seu tapete, que vai fazer alguma coisa para o seu negócio não dar certo,  não essas pessoas normalmente até querem te ajudar, mas não acreditam no seu produto e ou serviço, muitas vezes os comentários te desestimulam.

5 – Monte a sua reserva de emergência, o ideal são pelo menos seis meses de reserva, para as suas despesas pessoais, lembrando que, a reserva de emergência é pra você, não para a sua empresa o seu dinheiro é seu o dinheiro, o dinheiro da empresa é da empresa muito cuidado para não confundir reserva de emergência do seu custo de vida.

Para quem quer empreender é bom lembrar que o empreendedor precisa de metas, de planos, de muito trabalho, de planejamento, disciplina, capacitação, ação.

Resumindo:

  • Coloque no papel sua ideia
  • Responda: O que? Quem? Quando?
  • Defina a lista de pessoas que podem te ajudar
  • Defina a lista de quem pode te puxar para baixo
  • Reserva de emergência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *