1 – Saiba precificar o seu produto
Saiba quanto custa o seu produto ou serviço e defina um preço certo, que cubra os custos e despesas do negócio, e que o seu cliente esteja disposto a pagar e que também deixe um excedente (lucro) para reinvestir no negócio
Temos que envolver também o custo com funcionários, com a estrutura da empresa, custo com os impostos, a porcentagem de lucro…
Por isso, a dica aqui é ficar atento e realmente sentar e estruturar esse preço. É necessário se pensar em todas as variáveis possíveis pra fazer um preço que não te dê prejuízo, mas que ao mesmo tempo seja um valor do qual o seu cliente está disposto a pagar.
2 – Alinhe a precificação do seu produto com o preço de mercado
A ideia é você ajustar o seu preço pelo preço do mercado, afinal de contas, se o seu preço está muito desalinhado com o mercado, não faz sentido.
3 – Planeje receitas, gastos e investimentos
Quando criamos a empresa, obviamente temos o intuito de fazê-la crescer… Por isso, precisamos alinhar o nosso planejamento de receitas e de gastos pra sempre irmos caminhando do jeito esperado que a empresa vá.
4 – Defina metas de receita superiores aos gastos
Acreditamos que as empresas precisam de metas objetivas em relação às suas vendas.
Por exemplo:
Sua empresa vai lançar um produto novo no mercado. Com isso, é muito importante que você utilize as metas pra estipular CENÁRIOS, tentando prever o melhor cenário possível, o cenário “ok”, e o pior cenário possível.
Porque assim, até mesmo quando você está no processo de criação, você consegue ir definindo problemas a serem resolvidos e ir alinhando melhor o cenário real com os cenários estipulados.
5 – Controle tudo que entra e sai (receitas e despesas) do caixa
Outra dica que parece fácil na prática, mas na hora da verdade é algo que temos que ter cuidado.
Fluxo de caixa não é algo pra se brincar, até porque, segundo dados do Sebrae, 60% das pequenas e microempresas quebram por algo relacionado a ele.
A coisa é bem mais simples que parece, cuidar do fluxo de caixa de perto para ter sucesso. Entender para onde o dinheiro vai, como vai, e quando o dinheiro volta… Pode parecer complicado, mas não é, para se ter um bom controle do quanto você vendeu cada um dos dias e como foi que vendeu, se foi a prazo ou a vista, e saber quando este dinheiro estará disponível, da mesma forma o que se vai pagar.
6 – Não compre mais do que o necessário para o estoque
É fundamental ter um bom gerenciamento do seu estoque. Apesar de que em se comprando mais, se consegue um maior desconto, para quem está começando, isso não faz sentido. A ideia é que você sempre comece com um estoque que você consiga controlar.
7 – Controle receitas e despesas
Se não prestarmos atenção ao fluxo de caixa, e começam a vir pagamentos à prazo, o fluxo começa a necessitar um gerenciamento, e muitas vezes de um acréscimo, é a consequência por negligenciarmos essa necessidade, quando vemos, já tá tudo fora de controle na empresa.
Então, temos problemas: um deles, por exemplo, sempre receber dos clientes depois de pagar os funcionários e fornecedores da empresa. Tudo bem que muitas vezes isso é difícil, mas quanto mais você evitar a possibilidade de surpresas no pagamento, é melhor.
8 – Não misture os dinheiros.
O caixa da empresa não pode ser o bolso do empreendedor.
Eu alerto sempre, meus clientes, mas é sempre bom reforçar: caixa de empresa não é carteira de empreendedor.
Tudo bem que, principalmente quando se é MEI, separar os dois não seja lá algo tão fácil. Mas é necessário.
Ou seja: não misture. Por mais que às vezes possa parecer que não vai fazer tanta diferença… vai.
9 – Formas de captação de dinheiro
Negocie com bancos e fornecedores, avalie prazos e taxas e pesquise as formas mais baratas.
Apesar de ser trabalhoso, faz muito sentido que você vá ver em cada banco o que você consegue. É nessa ida que você consegue opções, e opções melhores, mas, lembre-se o cafezinho mais caro da sua vida é aquele que você toma na mesa do gerente do seu banco.
10 – Recorra ao crédito só depois que esgotarem suas opções –
Toda dívida fragiliza, o seu negócio. Você precisa tomar muito cuidado.
Apesar do crédito ser muito sedutor, temos que ter o controle e também alinhar com os fornecedores.